quarta-feira, 25 de março de 2009

CONHECER E CUIDAR DE SI MESMO - OUÇA A SUA PELE

Olá meninas! Tenho uma super novidade para vocês. Estamos com uma nova colaboradora no nosso blog; sim, agora temos uma psicóloga por aqui para tirar dúvidas e para nos ajudar a cuidar mais tanto da nossa pele, quanto do nosso psicológico. Quinzenalmente estaremos postando um texto dela, claro... começando por hoje. Espero que vocês gostem!

É possível conversar com a nossa pele? Ela é o maior órgão do nosso corpo, mas temos dado ouvidos à ela? Normalmente exigimos que nossa pele seja sempre bonita, aveludada, macia, bronzeada, íntegra, sem manchas etc. Mas nem sempre paramos para cuidar dela como ela merece.
Por mais óbvio que possa parecer, cuidar da nossa pele significa cuidar de nós mesmos. Por isso é tão importante dar ouvidos ao que nossa pele tem a nos dizer. Cada mancha, cada rachadura ou cada tipo de pele revela uma vida vivida. Revela o quanto temos cuidado de nós mesmos ou o quanto temos nos esquecido.
Atrás da nossa pele existe uma alma humana. Atrás de uma pele excessivamente sensível, existe uma alma muito vulnerável, enquanto que uma pele grossa aponta para uma alma que permanece mais na defensiva. Nossa pele é sempre muito sensível às nossas emoções e sentimentos, até mesmo quando não queremos nos dar conta do que estamos sentindo.
É através da pele que sentimos o frio, o calor, o arrepio, a dor e o amor. A pele é a fronteira que nos separa do mundo externo, mas também nos conecta a ele, pois é através dela que tocamos e sentimos nosso ambiente.
Qualquer distúrbio interno com nossos órgãos é refletido na epiderme, basta reparar como ficamos pálidos ao adoecer, e qualquer estímulo externo é transmitido para dentro do corpo, seja um carinho, um remédio ou a ação do sol. É sempre a pele que estabelece o contato.
A pele pode ser ferida de dentro para fora através de inflamações, espinhas e também pode ser ferida de fora para dentro através de ferimentos e operações. Nem sempre podemos salvar a nossa pele destes acontecimentos e nossos limites ficam comprometidos. As vezes, ficam cicatrizes para o resto de nossas vidas.
A pele é uma grande superfície de projeção que revela ao mundo exterior o que se passa no mundo interior. Nossa pele nos mostra, nos revela e não podemos trocar de pele. Podemos ficar vermelhos de vergonha, pálidos de susto, suamos de medo ou excitação e nos arrepiamos de horror. Estamos sempre nos revelando.
Desta forma, uma pele saudável revela uma pessoa de bem consigo mesma. Alguém que não se oculta por debaixo da pele. Alguém que aceita os sinais dos tempos, porque envelhecer também faz parte da vida. E envelhecer com saúde faz parte do amor que temos por nós mesmos e do quanto estamos dispostos a nos conhecer e a nos cuidar.
É desta forma que a nossa pele revela sua beleza humana, quando nos dispomos à árdua tarefa de conhecer e cuidar de nós mesmos. Pois há uma diferença entre ser bonita e parecer bonita, ou seja, a forma precisa estar em concordância com o conteúdo.
A beleza está na essência, enquanto que a tentativa de modificar nossa aparência revela a desaprovação e a falta de amor a si próprio.

Para saber mais acesse www.bemdizer.com.br.

Fiquem a vontade para tirar dúvidas e para mandar sugestões.

Um grande beijo!

sexta-feira, 20 de março de 2009

DICAS DE PELE x DIETAS

Meninas, espero que vocês gostem desse texto. A sua pele, cabelos e unhas podem se beneficiar com alguns cuidados tomados neste verão, e além de tudo isso a saúde em geral agradece. É importante seguir alguns conselhos básicos: Dormir o suficiente e ter uma alimentação equilibrada. Mas, antes de tudo isso, proteger a pele e as mucosas (como os lábios), do sol com um bom filtro solar. SEMPRE!

Saiba que para tornar mais lento o tão indesejável processo de envelhecimento da pele devemos estar atentos a uma alimentação que nos traga todas as vitaminas e os minerais necessários.
Vitamina A : combate o ressecamento e o envelhecimento da pele, estimulando a renovação celular. Encontrada no leite e seus derivados, na gema de ovo, no fígado e nos óleos de peixes, margarinas e manteigas. E pode também ser obtida através do betacaroteno presente em verduras e frutas de cor amarelo-laranja e verde escuro.
Vitamina E: presente em folhas verde-escuro, germe de trigo, margarina e óleos, sementes e ovos, este poderoso antioxidante auxilia na proteção da membrana celular, mantendo a elasticidade e a hidratação da pele, resguardando-as dos estragos causados pelo sol. Atua no combate ao envelhecimento, geralmente em conjunto com o selênio, presente na castanha-do-pará, nas carnes de porco, carneiro e vaca (de preferência, consumir as versões mais light dessas carnes, ou seja, com menos gordura), e em pães e massas de trigo integral.
Vitamina C: participa da síntese do colágeno (substância que mantém as células unidas) e é eficiente no combate aos radicais livres. Disponível em grande quantidade nas frutas cítricas, acerola, kiwi, morango, melão e brócolis.
Atenção também para as vitaminas B3, B5 ou ácido pantotênico e aos minerais zinco e manganês.

EVITE EXCESSO DE GORDURA NA ALIMENTAÇÃO. Inclua alimentos que sejam mais magros, e ricos em carboidratos complexos e com fibras. Procure incluir cereais integrais, frutas , verduras, iogurtes naturais e desnatados, leite desnatado, queijo magros, peixes grelhados.
Inclua alimentos integrais e inclusive germe de trigo que possui óleos essenciais para nutrir a pele.

Tenha sempre uma boa quantidade de zinco na alimentação, presente nos frutos do mar, peixes, no fígado e nos grãos integrais, ajudando na regeneração da pele.

HIDRATE-SE!!! Beba um mínimo de 8 copos de água (ou líquidos) diariamente;
NÃO EXAGERE NOS ISOTÔNCOS!! o excesso não é saudável pois contêm sódio e açúcar;
NÃO ABUSE DOS LIGHTS E DIETS. não são isentos de calorias, portanto, se comer o dobro ou o triplo... a caloria pode chegar à versão “normal” do produto, ou até mesmo passar essas calorias;
EVITE OS REFRIGERANTES........ não contribuem com nada saudável para o seu corpo, e podem até causar alguns danos, por roubarem alguns nutrientes e muitas vezes causarem gases desconfortáveis, aumentando o tamanho do estômago, dando aquela barriguinha indesejável;

Saboreie as frutas exóticas como a pitanga, o tamarindo, o cupuaçu, a graviola, , cajá, manga, carambola, cacau, açaí, goiaba, acerola, que podem se muitas vezes encontradas em forma de polpas congeladas. Varie seus sucos!

AUMENTE O TEOR DE FIBRAS, mas vá com calma!!!!!!! As fibras são muito importante para um melhor funcionamento intestinal, mas em excesso, podem causar um desconforto intestinal, levando a gases pela fermentação. Acompanhe sempre de bastante líquidos e exercícios.

Não esqueçam... se quiserem algum assunto em especial me mandem que eu posto.
Grande beijo e um ótimo final de semana!

sexta-feira, 6 de março de 2009

XÔ OLEOSIDADE!

Olá meninas, hoje vamos falar de um tipo de pele que é muito comum entre as brasileiras, a oleosa. Ela tem um aspecto engordurado, os poros são dilatados e apresenta cravos e espinhas. Só quem está nesta categoria sabe como é difícil manter o rosto livre do brilho no decorrer do dia, e nesta época do ano o problema se agrava. Mas não se desespere, como para tudo na vida, este mal tem solução. Uma rotina de cuidados diários e os produtos cosméticos certos tornarão sua pele muito mais bonita e sem aquele aspecto pegajoso que todo mundo detesta.

Limpar é o primeiro passo para se livrar do excesso de óleo, e a faxina começa logo pela manhã. Ao acordar, lave o rosto com sabonete ou gel de limpeza que contenha ácido salicílico. Este componente tem ação antiinflamatória e eficácia comprovada no combate a cravos e espinhas. Promove suave esfoliação, remove as células mortas, controla a oleosidade e impede o aparecimento de novos comedões.

O segundo passo é tonificar. Aplique sempre uma loção adstringente para complementar a faxina. O produto limpa profundamente os poros e retira o excesso de impurezas que causa a obstrução da pele.

E, para finalizar, hidrate. Apesar de sua pele ser oleosa, ela precisa de hidratação. Os produtos indicados são os em forma de gel-creme, que sugam a oleosidade, mas não ressecam.

A noite, lave o rosto com o mesmo produto utilizado nos cuidados matinais. Também repita o processo de tonificação. Adote um creme de tratamento noturno indicado para este tipo de pele. Ele vai hidratar, controlar o excesso de gordura e auxiliar na renovação celular.

Potencialize os resultados dos seus cuidados diários com o uso de sabonete esfoliante de duas a três vezes por semana. Prefira os produtos que tenham na formulação agentes de limpeza seletivos que removem as impurezas sem agredir a pele.

É meninas, cuidar de pele oleosa dá trabalho, mas os resultados valem a pena!

Continuem enviando sua sugestões e dúvidas, a participação de vocês é muito importante para deixar o nosso blog cada vez melhor. Esse tema foi sugestão da nossa amiga Ju Faria www.judyintheskywithdiamonds.blogspot.com.

Beijos e bom final de semana!