segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Colágeno

Olá meninas, hoje vou falar um pouco sobre o colágeno o que ele é e sua importância na saúde de nosso corpo e também da nossa pele.

O colágeno é uma proteína fundamental para a produção e qualidade dos vários tipos de tecidos, principalmente da pele.
Aproximadamente 30% das proteínas que se encontram no corpo humano são constituídas pelos 12 tipos de colágenos existentes.

Ele se forma em nosso corpo, mas a cada ano de vida a partir da 30 anos sua produção diminui aproximadamente 1%.

Outros fatores contribuem para a redução da produção do colágeno, que são o tabagismo, excesso de sol, tensões físicas e emocionais.

A ingestão de alimentos que contenham essa substância ajuda a evitar a perda de elasticidade e firmeza da pele, reduz os riscos de enfraquecimento de tendões e ligamentos.

O colágeno é encontrado em grande quantidade em todos os tipos de carnes, gelatinas, e alguns sucos especiais. Para ajudar a absorção é importante consumi-los junto com alimentos que forneçam bastante vitaminas C, E, Selênio e zinco, como laranja, limão, abacaxi, acerola, kiwi, melão e sementes oleaginosas.




Espero que tenham gostado, bjos para todas e tenham uma ótima semana.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011



Pele e Nutrição

A pele é o maior órgão “Externo” do corpo humano, sendo constituída por 16% do peso do indivíduo.
Sendo um órgão externo, necessita de proteção contra os raios UV, e que pode ser conseguida através do uso freqüente do protetor solar.

O protetor age como uma camada que tenta impermeabilizar os raios UV, porém não impermeabiliza totalmente. Mesmo assim, estes chegam à pele e por isso estimulam a melanina que deixa a pele com o tom bronzeado. Sem a utilização do protetor, os raios UV atacam drasticamente e podem causar desde uma simples queimadura até desenvolvimento de câncer de pele.

Para ter uma pele bonita e saudável, não basta utilizar protetores e cremes, mas também cuidar da nutrição celular, esta começa de dentro para fora, pois os alimentos que ingerimos também refletem resultados do lado de fora, na nossa pele.

Seguem exemplos dos três tipos de alimentos que devemos consumir

Alimentos Energéticos
São alimentos que contêm lipídeos (gordura) e carboidratos. Fornecem energia necessária para os processos vitais e para atividades comuns como caminhar, correr, nadar, saltar, etc. As gorduras muitas vezes consideradas vilãs são de extrema importância, pois elas transportam vitaminas, ajudam a formar a membrana das células, e melhoram o sabor e a textura dos alimentos. Porém não se deve consumir em excesso, pois se torna prejudicial à saúde.

Alimentos construtores
São os que contêm proteína e garantem força e vitalidade. Proteínas são responsáveis pela produção e fortalecimento dos tecidos que estão em constante renovação, fortalecimento dos ossos, unhas cabelos e músculos. Também transportam oxigênio e nutrientes para o sangue, além de regularem o equilíbrio da água. As principais proteínas são encontradas nas carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, nozes, feijão, soja e lentilha.

Alimentos reguladores
São os que ajudam a metabolizar as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Entram aqui os minerais (Cálcio e Ferro, por exemplo) e vitaminas que estão em dois grupos:

Vitaminas solúveis em água: vitamina C e as vitaminas do complexo B, que precisam ser consumidas diariamente, uma vez que o corpo não consegue estocá-las.

Vitaminas solúveis em gorduras: vitaminas A, D, E, e K, possíveis de serem armazenadas.
Cada uma destas vitaminas é encontrada num grupo específico de alimentos, que em uma dieta equilibrada tem suas necessidades facilmente supridas.

Basicamente devemos seguir estes quesitos para uma alimentação saudável e uma pele sensacional.

• Moderação: qualquer alimento pode estar presente na alimentação diária. Não existem alimentos bons ou ruins. Tudo depende da quantidade e freqüência com que são consumidos. Aqueles com maior teor de açúcar e gordura devem estar presentes em quantidades menores e poucas vezes na semana.

• Variedade: significa comer diariamente diferentes tipos de alimentos, com representantes de todos os grupos, para que sejam garantidos os nutrientes necessários ao adequado funcionamento e desenvolvimento do organismo, sem carências ou excessos alimentares.

• Equilíbrio: refere-se à quantidade balanceada dos diferentes alimentos, para que aquilo que é consumido diariamente forneça a proporção correta de nutrientes necessários à saúde.


Um grande beijo e ótima semana.