sexta-feira, 20 de março de 2009

DICAS DE PELE x DIETAS

Meninas, espero que vocês gostem desse texto. A sua pele, cabelos e unhas podem se beneficiar com alguns cuidados tomados neste verão, e além de tudo isso a saúde em geral agradece. É importante seguir alguns conselhos básicos: Dormir o suficiente e ter uma alimentação equilibrada. Mas, antes de tudo isso, proteger a pele e as mucosas (como os lábios), do sol com um bom filtro solar. SEMPRE!

Saiba que para tornar mais lento o tão indesejável processo de envelhecimento da pele devemos estar atentos a uma alimentação que nos traga todas as vitaminas e os minerais necessários.
Vitamina A : combate o ressecamento e o envelhecimento da pele, estimulando a renovação celular. Encontrada no leite e seus derivados, na gema de ovo, no fígado e nos óleos de peixes, margarinas e manteigas. E pode também ser obtida através do betacaroteno presente em verduras e frutas de cor amarelo-laranja e verde escuro.
Vitamina E: presente em folhas verde-escuro, germe de trigo, margarina e óleos, sementes e ovos, este poderoso antioxidante auxilia na proteção da membrana celular, mantendo a elasticidade e a hidratação da pele, resguardando-as dos estragos causados pelo sol. Atua no combate ao envelhecimento, geralmente em conjunto com o selênio, presente na castanha-do-pará, nas carnes de porco, carneiro e vaca (de preferência, consumir as versões mais light dessas carnes, ou seja, com menos gordura), e em pães e massas de trigo integral.
Vitamina C: participa da síntese do colágeno (substância que mantém as células unidas) e é eficiente no combate aos radicais livres. Disponível em grande quantidade nas frutas cítricas, acerola, kiwi, morango, melão e brócolis.
Atenção também para as vitaminas B3, B5 ou ácido pantotênico e aos minerais zinco e manganês.

EVITE EXCESSO DE GORDURA NA ALIMENTAÇÃO. Inclua alimentos que sejam mais magros, e ricos em carboidratos complexos e com fibras. Procure incluir cereais integrais, frutas , verduras, iogurtes naturais e desnatados, leite desnatado, queijo magros, peixes grelhados.
Inclua alimentos integrais e inclusive germe de trigo que possui óleos essenciais para nutrir a pele.

Tenha sempre uma boa quantidade de zinco na alimentação, presente nos frutos do mar, peixes, no fígado e nos grãos integrais, ajudando na regeneração da pele.

HIDRATE-SE!!! Beba um mínimo de 8 copos de água (ou líquidos) diariamente;
NÃO EXAGERE NOS ISOTÔNCOS!! o excesso não é saudável pois contêm sódio e açúcar;
NÃO ABUSE DOS LIGHTS E DIETS. não são isentos de calorias, portanto, se comer o dobro ou o triplo... a caloria pode chegar à versão “normal” do produto, ou até mesmo passar essas calorias;
EVITE OS REFRIGERANTES........ não contribuem com nada saudável para o seu corpo, e podem até causar alguns danos, por roubarem alguns nutrientes e muitas vezes causarem gases desconfortáveis, aumentando o tamanho do estômago, dando aquela barriguinha indesejável;

Saboreie as frutas exóticas como a pitanga, o tamarindo, o cupuaçu, a graviola, , cajá, manga, carambola, cacau, açaí, goiaba, acerola, que podem se muitas vezes encontradas em forma de polpas congeladas. Varie seus sucos!

AUMENTE O TEOR DE FIBRAS, mas vá com calma!!!!!!! As fibras são muito importante para um melhor funcionamento intestinal, mas em excesso, podem causar um desconforto intestinal, levando a gases pela fermentação. Acompanhe sempre de bastante líquidos e exercícios.

Não esqueçam... se quiserem algum assunto em especial me mandem que eu posto.
Grande beijo e um ótimo final de semana!

2 comentários: