quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Saiba um pouco mais sobre Acne e tire suas duvidas!


Olá meninas, tudo bom? Resolvi postar um texto que fala um pouco sobre Acne. Se alguém tiver alguma dúvida referente ao tema, podem mandar perguntas que eu irei responder (claro, com ajuda de dermatos/farmaceuticos).

Acne (Cravos e Espinhas)
A acne, também conhecida por “espinha”, é uma doença que afeta os folículos pilossebáceos. Estes folículos são formados pelo pêlo e pela glândula sebácea. Esta glândula está presente na pele e produz o sebo, que tem a função de protegê-la. A acne é mais freqüente na face e no tórax, pois estas regiões são ricas em glândulas sebáceas. Existe uma tendência hereditária na acne.
Cravo = pontos pretos característicos da oxidação do sebo na extremidade do poro.
Espinha = inflamação causada no folículo pilosebáceo devido presença de bactérias.

O mecanismo da acne se dá em três etapas:
-Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um “tampão” nos poros provoca a retenção do sebo que deveria ser eliminado e a conseqüente formação dos comedões (“cravos”);
-Proliferação das bactérias: com a retenção de sebo, as bactérias se proliferam, favorecendo o processo inflamatório, formando lesões doloridas e com pus. A principal bactéria causadora da acne chama-se Propionibacterium acnes.
-Aumento da atividade da glândula sebácea: as glândulas sebáceas de quem tem acne são geralmente mais ativas e produzem maior quantidade de sebo.
As áreas mais afetadas são aquelas com grande concentração de glândulas sebáceas, ou seja, rosto, peito e nas costas.

As principais causas da acne:- alterações hormonais principalmente na puberdade (androgênio) = aumenta a produção de sebo.
- Mudanças hormonais durante o ciclo menstrual
- Uso excessivo de maquiagens e produtos para encobrir imperfeições. Ele podem obstruir os poros. Procure por produtos “não comedogênicos” pois eles não obstruem os poros
- hereditária
- Psicológico

Tratamento cosmético
Os cosméticos são capazes de tratar apenas acne Grau I e II(cravos e espinhas), níveis acima requerem tratamento com um médico dermatologista e uso de medicamentos.

As etapas do tratamento são: - Esfoliação
- Limpeza
- Tonificação
- Hidratação

Um beijo,

6 comentários:

  1. Ótima idéia falar sobre acne. Eu tenho bastante e luto com vários produtinhos ao meu lado.



    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Acabei de descobrir o seu blog. Super útil, já estou seguindo.
    Editor do verus acne

    versusacne.blogspot

    ResponderExcluir
  3. Olá,a pele oleosa é sucetivel ao aprarecimento de acne, então a pele oleosa deve ser lavada duas ou três vezes por dia e você deve-se evitar produtos alcalinos como o sabão. Adorei seu blog, você está de parabèns.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse blog! Sempre tem informações e dicas bacanas!

    Estou usando aquele novo tratamento da Avon e notei um melhora significativa na minha pele, está sendo melhor do que muitos outros cremes de tratamento que já usei, as espinhas secaram em três dias e os cravos estão diminuindo gradativamente, sem contar que a pele já está bem mais uniforme.

    BjOo

    ResponderExcluir
  5. Estou divulgando meu novo blog
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
    Se puder da uma passada lá!

    Atenciosamente
    Tati

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post sobre acne... adorei...
    hm, deixa eu te perguntar uma coisa... sempre me da espinha na boca... e dessa vez me deu duas, uma de cada lado... comprei o kit de acne da Clean & Clear mas nao deu muito certo com elas... tipo, melhorou os cravinhos do rosto mas a espinha nao... o que faço? odeio espinha e só me da na boca, rs'
    Você sabe de alguma coisa que evite? beijos...
    to seguindo viu? segue tambem... e tem sorteio la no blog, participa la :*

    ResponderExcluir