sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sua pele é o que você come.

Alimentação equilibrada e saudável faz bem a saúde e ajuda a ficar mais bonita e atraente.
Constantemente são descobertas substâncias em diversos alimentos que colaboram com a saúde de nosso corpo e como conseqüência da nossa pele. De acordo com Fernanda Giannecchini, Nutricionista, os nutrientes presentes nos alimentos nutrem o corpo e também a nossa pele. Portanto se a alimentação não é saudável os reflexos da má alimentação repercutem direto em nossa pele, ela não terá acesso aos bons nutrientes que a deixam bonita.
Alimentos leves ajudam nessa busca da pele bonita. A alimentação saudável para a pele deve ser rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros, pois neutralizam os radicais livres e ainda contribuem para um bom funcionamento do intestino diz Fernanda.

Os alimentos também contribuem para o bronzeado. De acordo com a dermatologista Ligia Kogos, devemos ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis pois possuem betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado.

Acnes

Uma pele lisinha, livre de cravos e acne, é o desejo de muitas mulheres. Mas isso também depende da boa alimentação.
As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência.
A boa alimentação e um estilo de vida saudável podem amenizar problemas com a acne.
A ingestão de líquidos é uma boa medida a ser adotada, pois a hidratação se da de dentro para fora.
De acordo com Ligia Kogos, os alimentos ricos em gorduras são os principais causadores de acnes. "Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne", diz Ligia.

Envelhecimento

A alimentação exerce um papel importantíssimo na estética facial e corporal. Fernanda Giannecchini afirma que determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento.

Confira abaixo alguns hábitos e atitudes diárias que poderão ajudar na sua prevenção:
• Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;
• Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente;
• Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;
• Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;
• Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;
• Evite fumar. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;
• Evitar bebidas alcoólicas;
• Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia adequados ao seu tipo de pele;
• Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos;
• Aprenda a descontrair-se e a levar a vida com menos seriedade. Sorria mais - quando estamos mais tensos toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho.

Então meninas, segue a lição de casa, vamos nos alimentar melhor e ter uma pele linda e maravilhosa.

Um beijo e ótimo final de semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário