sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SOL – Fotoenvelhecimento e Acne

O verão está chegando e com ele se aproxima também a época em que as pessoas se agitam para aproveitar a estação mais quente do ano. Mas para aproveitar todos os benefícios do sol sem culpa são necessários alguns cuidados para garantir uma pele mais saudável por muito mais tempo. Confira!
A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, responsáveis pelos danos causados na pele como, por exemplo, o câncer de pele. Juntos estes raios penetram na epiderme e derme causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares.
Prevenir o fotoenvelhecimento é simples, basta tomar alguns cuidados na hora da exposição solar:
• Não se exponha ao sol das 10 às 16hrs;
• Use diariamente protetor solar, no mínimo FPS 15. Para quem tem a pele clara prefira o FPS 30;
• Lembre-se: o rosto merece um FPS maior que o escolhido para o corpo;
• Não esqueça das orelhas, pés e mãos;
• Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após os mergulhos, já que a transpiração e a água diminuem a eficiência do filtro solar.
• Use óculos de sol e bonés que ajudam a proteger o rosto, lábios e os olhos;
• Não exponha crianças menores de 06 meses ao sol,
• Lance mão de uma alimentação rica em betacaroteno garante uma pele mais saudável e prolongam o feito do bronzeamento. Capriche na ingestão de cenoura, mamão, abóbora, espinafre, beterraba, manga e brócolis.

Outro problema comum no verão é a acne. A exposição solar e o uso de protetores solar mais oleosos aumentam o aparecimento de cravos e espinhas. O sol a princípio parece secar as espinhas, mas alguns dias depois já se percebe uma pele mais espessa e oleosa. Esses dois fatores levam à obstrução dos poros piorando o quadro de acne. Para evitar esta situação basta usar um filtro solar oil-free e fazer as etapas de limpeza e tonificação duas vezes ao dia. Para isso, faça uso de produtos específicos para pele com acne, ou apenas de controle de oleosidade, caso sua pele apresente o problema somente nesta estação do ano.

Viu como é simples manter uma pele saudável e bonita? Basta adotar alguns cuidados básicos diários e entrar no clima!!!!

4 comentários:

  1. Oi Pati!!!
    Antes de mais nada, MUITO OBRIGADA MESMO por acompanhar meu blog!!!
    Se vc não está participando do 2º Sorteio Garotas de Sorte vc está "comendo bola" hein!
    Clica logo aqui: http://garotasdesorte.blogspot.com/2009/02/2-sorteio-garotas-de-sorte-flowers.html
    e participa né!?
    Vc pode divulgar ele aqui no seu blog???
    Se não puder, tudo bem! Mas não deixe de participar!

    beijão grandão!

    ResponderExcluir
  2. Flor, adorei o blog e a materia!!!!!
    Temos que nos prevenir mesmo!!!!!!!!!!
    Bjão, Brecho da Speroto

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei a matéria, conheci o blog através do Brechó da Speroto.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Tenho muitos problemas com hiperpigmentação e este post me deu ótimas dicas para evitar o aumento das manchas...Muito legal... Conheci o blog através do Brechó da Speroto.

    ResponderExcluir