sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


O PERFUME E A MULHER

O que pode ter de semelhanças entre um frasco de perfume e uma mulher?

A mulher é como um frasco de perfume, moldado pelos padrões estéticos e sempre cultuando uma beleza incansável. O frasco é feito de vidro e a mulher de carne e osso. Ambos, material nobre, no entanto, frágil. No interior do frasco encontramos uma essência, um perfume. No interior da mulher, encontramos, também, uma essência: a alma feminina.

Para o antigo Egito, o perfume, algo etéreo, imaterial e impalpável, era considerado sagrado, pois, representava a alma - um meio sublime de comunicação com o divino. O perfume entra no interior do nosso corpo pelo ar, através da inspiração e sentimos seu efeito a nível cerebral, quase como um sopro sobrenatural.

A difícil captação da fragrância da flor em forma estável foi um processo alquímico que colocou o homem em contato com a parte mais preciosa do vegetal: sua essência. Foi um trabalho difícil, assim como também é difícil entrar em contato com a alma feminina.

Há fases em nossa vida, que nos sentimos assim como um frasco em que há muito tempo acabou o perfume. Existimos, mas sem nossa essência. Sentimos um vazio, uma falta de significado para tudo. Podemos achar que não somos amadas ou que perdemos a capacidade de amar.

Isso acontece por que deixamos de cultuar a nossa alma feminina. É como se deixássemos evaporar o perfume, a essência do nosso ser. Levamos uma vida agitada e atordoada de compromissos. Vivemos uma cultura patriarcal em que se reverencia só o lado masculino.

Desta forma, vivemos sufocando nossa alma feminina, para nos submeter às regras do mercado de trabalho e às estruturas sociais. O pensamento, o julgamento e a racionalidade tornam-se os fatores dominantes, enquanto que o relacionamento, o afeto, o carinho e o respeito pela natureza são negligenciados.

Perdemos nosso perfume e ficamos como frascos vazios perambulando pelo mundo, sem a criatividade, sem a vitalidade do amor, da beleza e da renovação espiritual. Aspectos essenciais do feminino que não podem ser restabelecidos através de cirurgias plásticas ou banho de lojas.

Recuperar nossa essência é mergulhar em nossas lembranças de infância, em nossos sonhos de adolescentes, em nossos mais profundos desejos e receios. É conhecer, profundamente, o nosso próprio ser.

Não precisamos mudar o sistema social em que vivemos, mas não podemos permitir que ele altere a nossa natureza feminina. Não precisamos competir com os homens, nem adotar qualidades masculinas. No entanto, precisamos conviver bem com o nosso feminino em essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário