quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011





Radiação Ultravioleta

É conhecida como UV, faz parte da luz solar e atinge nosso planeta, ela também é responsável e essencial para a preservação do calor e a existência da vida.

A camada de Ozônio é responsável por filtrar estes raios UV, porém devido às ações do homem, ela está desgastada e com buracos. Dessa forma o papel de proteção feito pela camada de Ozônio não chega a 100%, sendo assim os raios solares não são filtrados por esta camada e atingem a Terra.

De acordo com o Médico Dermatologista Dr. Roberto Barbosa Lima, sem a proteção da camada de Ozônio os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até câncer, pois favorecem as mutações genéticas.

Os Raios UV se dividem em UVA e UVB:

UVA: Possui intensidade constante durante todo o ano, e atinge a pele da mesma forma tanto no verão como no Inverno. Sua intensidade não varia muito, mas é um pouco maior entre as 10 e 16 horas.

Os raios UVA penetram profundamente na pele, é o principal responsável pelo fotoenvelhecimento, e predispõe a pele ao surgimento de Câncer.
Importante: O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas que o sol. Então fiquem atentas, e cuidado com este tipo de bronzeamento.

UVB: Este tipo de radiação possui incidência maior no verão, entre as 10 e 16 horas, eles penetram superficialmente na pele, e são responsáveis pelas queimaduras solares. O fato de a pessoa não ter ficado vermelha não significa que ela não tenha sido atingida danosamente pela radiação UVA. Ela prejudica a pele favorecendo seu envelhecimento.



Foto ilustrativa do fotoenvelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário