quarta-feira, 30 de março de 2011

Verdades e mitos sobre as unhas




Ingerir leite e outras fontes de cálcio faz as unhas crescerem fortes e saudáveis?

Mito , as unhas não são ossos, e não são feitas de cálcio. A unha é feita de proteínas, e quem quer protegê-las e deixá-las resistentes deve comer carnes, alimento protéico além de fontes de vitamina do complexo B, cereais como arroz e hortaliças verdes.

O uso de esmaltes protege as unhas?
Mito, os esmaltes são constituídos de elementos químicos que agride e desgastam as unhas, e promovem o enfraquecimento delas. O único benefício do esmalte é apenas estético.

Ficar uma semana por mês sem pintar unhas traz benefícios para elas? Verdade, dermatologistas recomendam deixar as unhas ao natural ao menos uma semana por mês, que é o tempo que se leva para uma recuperação. Sete dias longe de esmaltes, acetonas, lixas, alicates, facilitam sua recuperação e devolvem o brilho e impedem que elas se quebrem com facilidade.

O inverno é um período mais propício para problemas nas unhas ?
Verdade, pois as baixas temperaturas provocam ressecamento e os fungos atacam com mais freqüência. O uso prolongado por vários dias seguidos por um mesmo sapato facilita a proliferação de fungos.

Higienizar sapatos que ficaram guardados há muito tempo ajuda a proteger as unhas? Verdade, deve-se higienizar com álcool 70% e deixar em sol por mais dois dias e o sapato estará esterilizado, não havendo problema de contaminação por fungos.

O uso de meias de algodão ajuda a proteger as unhas de fungos?
Verdade, a indicação é de que se utilizem meias de algodão, pois elas absorvem o suor, e mesmo assim deve ser trocada a cada 6 horas. Um grande beijo e ótima semana!

3 comentários:

  1. ahhhh...meio relativo isso de pintar...pois endurece as unahs sim... as unahs são meio porosas e os esmaltes fecham esses buraquinhos, logo, endurece as unhas... e temos varios esmaltes enriquecidos com vitaminas B e etc, q tbm auxiliam..

    Bjus

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Endurecer não significa proteger. Endurecem pois seu efeito se assemelha a uma cola. O destaque da matéria visa transmitir conhecimento as leitoras de que é importante ficar uma semana com as unhas ao natural.
    Existem sim esmaltes que possuem vitaminas, isso ajuda a amenizar o problema, no entanto não deixam de possuir em sua fórmula constituição química que agride as unhas.

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Pois pra mim o equivalente é se minhas unhas estao saudaveis se estiverem qualquer maneira te proteger as unhas eu uso.

    ResponderExcluir